Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Portal Baixada Santista , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Animais & PET
Portal Baixada Santista

O Banho do Gato

A expressão que ouvimos comumente no inverno (quando a simples idéia da necessidade de tomar banho por si só é assustadora para os menos corajosos) descreve a maneira exata como a maioria dos gatos se sente perto d’água.

Certamente, tudo é uma questão de costume: os gatos que participam de exposições, onde precisam se apresentar impecáveis, por exemplo, são banhados em água e sabão freqüentemente sem maiores problemas.

Mas a não ser que seu gato um dia apareça imundo, uma boa escovação será suficiente para deixá-lo limpo novamente.

GATOS DE PÊLO CURTO

Os gatos de pêlo curto são mais fáceis de se limpar do que os de pelagem longa. Para a higiene do seu gato, você vai precisar de uma escova de cerdas macias ou de borracha, um pente de dentes finos e um pano macio, como veludo, seda ou camurça.

Comece passando o pente fino, desde a cabeça até a cauda do gato. Aproveite para verificar se há manchas pretas e brilhantes no pêlo (sinal de pulgas). A seguir, escove todo o animal seguindo o sentido de crescimento dos pêlos. Tome cuidado para não arranhar a pele de seu gato.

Depois da escovação use um pedaço de pano macio, que deixará o pêlo de seu gato lustroso e brilhante.

Siga esses procedimentos duas vezes por semana

CUIDADOS COM OS OLHOS

Os olhos sempre limpos e brilhantes são sinal de saúde. Para mantê-los livres de problemas verifique se não há qualquer tipo de secreção e vermelhidão, que são sinais de conjuntivite ou de outras doenças mais séries, como as viroses.
Gatos que têm o rosto mais achatado, como o Persa e o Himalaio, podem apresentar uma deficiência no escoamento da lágrima. Pelo canal lacrimal, que é uma estrutura localizada entre o nariz e os olhos do gato.
Procure limpar sempre este excesso de secreção com algodão seco, para evitar que manche a pelagem em torno dos olhos.
Não use colírios ou produtos de limpeza sem consultar seu veterinário! No máximo use soro fisiológico sem, no entanto, esfregar algodão, gaze ou qualquer outro material nos olhos de seu gato. Você poderá causar danos à estrutura do olho.

LIMPANDO OS OUVIDOS

Não use cotonetes ou outros instrumentos pontiagudos para limpar os ouvidos de seu gato. Além de estar empurrando material orgânico para dentro do canal auditivo, você poderá machucar seu pet.

Use algodão seco ou produtos já disponíveis no mercado veterinário que, além de higienizar, previnem quadros mais sérios, como as otites.

CHECANDO OS DENTES

Os gatos também podem sofrer com o acúmulo de tártaro nos dentes. Este acúmulo pode causar mau hálito e ser fonte de infecções em todo o organismo do animal.

A prevenção é sempre a melhor opção.

Gatos que comem ração seca têm menor tendência para acumular tártaro, devido ao atrito causado pela própria ração com os dentes. Mas mesmo assim, crie o hábito de checar o boca de seu gato, para perceber qualquer início de tártaro.

Existem produtos no mercado que são auxiliares no combate ao tártaro, como petiscos e brinquedos.
Em casos mais sérios, procure seu médico veterinário.

AS UNHAS
Quando crescem em demasia devem ser cortadas por um profissional. Dentro da unha de um gato correm vasos sangüíneos e nervos e um leigo poderá seccioná-los.

Existem outras maneiras para controlar o crescimento das unhas de seu gato. Os arranhadores são objetos criados para estimular os gatos a afiarem as unhas. A estimulação é feita com aromatizantes naturais, como a erva catnip, que atrai os felinos.


Artigos Anteriores:

13/10/2008
Animais - Como lidar em apartamentos e condomínios de casas

12/10/2008
Os animais sabem retribuir carinho aos humanos

10/08/2008
Agressão dos Cães

05/08/2008
Alergias

04/08/2008
O Banho do Gato

03/08/2008
Cães - Vermifugação

02/08/2008
Passeio com seu cão

01/08/2008
Dicas para viajar com seu pet de carro

29/06/2007
A correia: segurança e simbolismo

28/06/2007
A comida do cachorro

27/06/2007
A coleira do cão

26/06/2007
A casa do Cachorro

25/06/2007
A cama do cachorro

Portal Baixada Santista - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2021 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Gessos Sacolão - Hortifrutigranjeiros Produtos e Artigos Esportivos Injeção Eletrônica e Carburadores Gelo Clínicas de Estética, Esteticistas Moda Fitness e Moda Praia Clubes Táxi Creches Dedetização Games e Acessórios Clinicas Odontológicas & Dentistas Automóveis - Vidros Roupas e Acessórios Ferragens Escolas de Música Sistemas, Web Sites e Consultoria em TI Terraplanagens Farmácias de Manipulação